Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá têm lindas praias onde se vai com prazer o ano inteiro. Mas isso não é tudo.

Além de abrigar o porto mais importante do Brasil, Santos preserva relíquias da arquitetura barroca no Brasil, como o Conjunto do Carmo, e testemunhos da era de ouro da atividade cafeeira, como o prédio da antiga Bolsa Oficial do Café, de 1922, no estilo eclético da época e dotado de painéis e vitrais de Benedito Calixto, onde funciona hoje o Museu do Café.

Também em Santos, o Museu do Instituto de Pesca, na Ponta da Praia, tem um bom acervo de arte caiçara, conchas, embarcações e fauna marinha.

Em São Vicente, estão a Biquinha de Anchieta, do tempo do jesuíta, e a Igreja Matriz, reconstruída em 1757 sobre as ruínas da igreja anterior, destruída por piratas no século XVII.

Na Praia Grande, a Fortaleza de Itaipu, que reúne três fortes e oferece uma bela vista.

E, no Guarujá, o Acqua Mundo, onde a maior atração é o tanque de 800 mil litros de água salgada para cardumes de peixes de mar aberto, como os tubarões oceânicos. Além disso, em réplicas de hábitats naturais, o complexo reúne a maior coleção de organismos aquáticos da América do Sul.