A diversidade de origens dos habitantes de Curitiba reflete-se na culinária local. Receitas italianas, polonesas, alemãs, japonesas e portuguesas fazem parte da mesa do curitibano e do cardápio dos restaurantes. Entre as preferidas estão as massas, em todas as suas formas e sabores, os pratos de salsicharia, o Eisbein mit Sauerkraut, joelho de suíno servido com repolho azedo, e o marreco recheado, seguidas por delícias de bacalhau, Sushis e Sashimis. E churrasco, claro, pois muitos gaúchos migraram para Curitiba e para cá trouxeram seus costumes.

Capital cosmopolita, Curitiba não deixa de lado outras tantas especialidades, que vão da mais tradicional cozinha indiana às inovações da cozinha contemporânea.

Características do local são, também, as casas de chá. Nelas, curitibanos e visitantes saboreiam doces muito especiais, de origem europeia – como os vigorosos doces poloneses, difíceis de encontrar em outras partes do País –, que fazem da refeição um grande momento. Num ambiente sempre bem cuidado, os salgados também comparecem, com igual qualidade e sucesso.