Trezentos dias de sol garantidos, encantos naturais, praias e lagunas enfeitadas por dunas e coqueiros, manguezais, canais que cortam a planície desenhando lindos recortes. Irineu, Almirante, Bora Bora, Fogo, Um Coqueiro Só, Santa Rita, Santa Marta, Cabras e Andorinhas: nove ilhas a abrigar pescadores e rendeiras num arquipélago de rara beleza. Jangadas, renda de filé, tradições populares, escritores e poetas. Maceió, plural e única.

PERFIL DA CIDADE

Foi sobre os terrenos pantanosos e as faixas de terra mar adentro formadas pelos depósitos dos rios Mundaú e Paraíba do Meio que cresceu Maceió.

Hoje, totalmente urbanizada, com infraestrutura em constante melhoramento e recepção das mais hospitaleiras, Maceió é um polo turístico procurado por gente de todo o mundo. Em plena Zona Tropical e banhada pelo Oceano Atlântico, a cidade tem clima quente e úmido, com temperatura média em torno dos 27 graus. A rede hoteleira oferece muitas opções, que vão de pousadas a grandes hoteis, enquanto restaurantes, bares e quiosques garantem boa mesa para todos. Seu folclore, rico em festas e folguedos, como a Carvalhada, o Coco Alagoano, a Chegança, o Quilombo, a Festa de Reis, o Guerreiro, o Pastoril e a Zabumba, é mais um ponto de atração, assim como seu artesanato, onde as coloridas rendas de filé, as cerâmicas, os trançados em ouricuri e os trabalhos em madeira permitem que o visitante interaja com a nordestinidade do povo da cidade e mergulhe num mundo original e diversificado.

ARREDORES – BARRA DE SANTO ANTÔNIO

Indo para o Norte, depois de uns 45 km de estrada, chega-se em Barra de Santo Antônio. Fundado no século XVII, o município mantém o ambiente nativo a bem dizer intocado, apesar dos numerosos visitantes que aparecem por lá nos fins de semana, nas férias e nos feriados.

Sua costa é repleta de praias, algumas praticamente desertas e de difícil acesso, como a Praia do Morro, onde se chega de barco ou por uma estradinha de areia sem qualquer sinalização. Mas falésias – altas paredes de rochas formadas pela erosão marítima –, mar azul, piscinas naturais na maré baixa e muita tranquilidade compensam a viagem.

Os pontos mais frequentados de Barra de Santo Antônio, entretanto, são Carro Quebrado e Croa.
A Praia de Carro Quebrado, localizada em área de proteção ambiental, tem como pano de fundo um extenso coqueiral e falésias multicoloridas. A areia é branca e as águas do mar são límpidas e azuis. Com tempo chuvoso, o acesso pode se tornar difícil, pois a estrada é de terra.
Na Ilha de Croa, novamente falésias e mar azul, assim como na Praia da Cebola e na Ponta da Gamela.

Mais próxima do centro de Barra de Santo Antônio, Tabuba varia o cenário, com barreiras de recifes e mar verde e calmo.

CONFIRA AS PASSAGENS AÉREAS PARA MACEIÓ-AL EM PROMOÇÃO: