Vale a pena dar uma chegada em Portal da Barra, um bairro de pescadores às margens da Laguna de Mundaú, para visitar a Rua das Rendeiras. Ali, foi criado o filé, uma tradição de mais de 200 anos, que sai das mãos das mulheres de Mundaú para se transformar em peças de vestuário, toalhas, cortinas e entremeios. Colorida e com um desenho geométrico inconfundível, a Renda Maceioense pode ser encontrada em variadas aplicações nas lojinhas da Rua das Rendeiras.

No Mercado de Artesanato, em Levada, bairro próximo ao centro da cidade, é possível comprar qualquer tipo de artesanato local. Bordados, rendas, cerâmicas, figurinhas, entalhes, peças em palha ou fibra de coqueiro e as famosas redes nordestinas estão lá em quantidade e grande variedade.

Um outro local onde se vende artesanato é a praia de Pajuçara. Junto à saída das jangadas, as dezenas de barraquinhas da Feira de Artesanato de Pajuçara oferecem de tudo um pouco entre artesanato, bijuterias, cangas, saídas de praia, redes e literatura de cordel. Mas é preciso saber filtrar, pois, ao lado de peças de boa qualidade, há muita coisa sem valor.