Pôr do Sol no Guaíba, cuia de erva-mate, bombilla de prata, poncho e pelerine, tradições farroupilhas. De outro lado, alto nível de desenvolvimento humano, diversidade cultural, intensa atividade artística, esportiva e científica, responsabilidade socioambiental. PoA é tradição e contemporaneidade em sintonia, é orgulho gaúcho e tecnologia, é amor à terra e abertura para o mundo.

Porto Alegre é considerada uma das melhores capitais brasileiras para se morar, trabalhar e fazer negócios. É natural que muitas pessoas de todas as partes do País embarquem para cá dispostas a dar o melhor de si para viver melhor. Nas últimas décadas, a cidade tornou-se uma das grandes metrópoles brasileiras, reformulando a administração pública, dinamizando a economia, internacionalizando a cultura e, por consequência, alcançando altos níveis de qualidade de vida. Com forte herança alemã e italiana, mas voltada para o futuro, Porto Alegre preserva suas tradições sem perder de vista a importância do momento presente.

Embora já bastante afastada do ecossistema original, a cidade é muito arborizada e, em suas ruas, é possível encontrar o Jacarandá, o Ipê, a Tipuana, a Sibipiruna e outras espécies nativas da Mata Atlântica. Seus numerosos parques e praças recebem moradores e visitantes todos os dias, oferecendo tranquilidade junto à natureza e, de quebra, o contato com plantas e pequenos animais da região.

ARREDORES GRAMADO E CANELA

Duas cidades da belíssima Serra Gaúcha, bem próximas uma da outra, são ótimas opções para passeios a partir de Porto Alegre, principalmente para quem curte um friozinho – ou muito frio, no inverno –, bons restaurantes e pousadas aconchegantes.

A primeira do roteiro é Gramado. A forte influência da imigração europeia para a região, principalmente a alemã, pode ser percebida nas construções da cidade, cuja arquitetura imita o típico estilo enxaimel. Nos cardápios dos restaurantes, destacam-se o famoso café colonial, que oferece dezenas de itens trazidos pelos antigos colonos italianos, e o fondue. Há belos e bucólicos recantos para passeios, como o Lago Negro, e ótimas atrações para as crianças, como o Minimundo e o Mundo Encantado, que reproduzem cidades em miniatura. Os pais que gostam de veículos vão se divertir em museus como o Supercarros, o Hollywood Dream Cars e o Harley Motor Show.

Oito quilômetros adiante, está Canela, uma cidade voltada principalmente para o turismo junto à natureza. Seu cartão de visitas é a Cascata do Caracol, com 131 metros de altura. Os parques da Ferradura e da Cachoeira, o Alpen Park e o Ecoparque Sperry levam o visitante a aventuras e belíssimas vistas naturais.

CONFIRA AS PASSAGENS AÉREAS PARA PORTO ALEGRE-RS EM PROMOÇÃO: