O artesanato nordestino destaca-se por sua beleza e originalidade e, em Recife, é possível comprar o mais especial da produção de artesãos de todo o Estado. O Centro de Artesanato de Pernambuco reúne cestaria, trabalhos em renda renascença, cerâmicas e tapeçarias. Na Casa da Cultura, lindas xilogravuras da literatura de cordel juntam-se às tradicionais figurinhas de barro. E no Mercado São José, além de ingredientes culinários típicos, encontram-se redes e brinquedos.

Na Rua do Bom Jesus e em torno da Praça do Arsenal, acontece, todos os domingos, a Feira do Recife Antigo, com interessante comércio artesanal. Já o Mercado da Madalena, além de abrigar a muito conhecida feira de passarinhos, virou ponto de encontro de boêmios, que vão buscar novas energias nas comidas regionais servidas ali desde as seis horas da manhã.

E os shoppings, claro, para as compras habituais. Recife conta com uma ótima rede de centros comerciais com lojas, gastronomia, lazer e serviços. Óticas, joalherias, livrarias, perfumarias, artigos esportivos, moda, calçados, itens para casa e decoração, artesanato… e ainda restaurantes, sorveterias, cafés, cinemas, eventos… enfim, tudo aquilo que já se tornou indispensável ao nosso dia a dia.