A mesa de todo dia do carioca costuma ser simples, com a presença infalível do arroz com feijão preto., alguma carne, legumes e salada. De sobremesa, pudim de leite, doces caseiros ou o tradicional Romeu e Julieta: uma bela fatia de queijo fresco com outra de goiabada, de preferência, cascão.

Come-se fora mais pelo prazer de sair e de estar com os amigos, mas nem por isso despreza-se uma cozinha de qualidade. A onda de alimentação saudável aumentou a busca por saladas e pratos quentes leves, de peixe ou frango, e os restaurantes com esse tipo de opção atraem jovens – e não tão jovens – preocupados com bem-estar e boa forma. Entretanto, quem resiste a uma Feijoada Carioca regada a caipirinha, de limão e cachaça, conforme a tradição, ou em diferentes versões que fazem a felicidade de qualquer um?

Boas pedidas não faltam na cena carioca. Trazemos aqui algumas ideias de restaurantes e botequins com muita personalidade. Lugares onde vale a pena ir, pela cozinha e pelo ambiente, e que são a cara do Rio.