O Centro Histórico é o cartão postal de São Luís. Com ruas traçadas nos anos 1700, ele reúne por volta de 3,5 mil construções dos séculos XVIII e XIX. O conjunto, que inclui centenas de casarões revestidos de azulejos europeus, principalmente portugueses, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Um passeio pelas ruas calçadas de pedra do Centro Histórico leva a pontos especialíssimos, como o Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado do Maranhão, o quase bicentenário Teatro Arthur Azevedo, a Casa das Tulhas, a Matriz da Sé e o Beco Catarina Mina. Entre as ruas mais representativas, estão a Rua do Trapiche, a Rua Portugal e a Rua do Giz.

Ainda no Centro Histórico, não dá para deixar de ver a Fonte das Pedras e a Fonte do Ribeirão, construídas em 1615 e 1798, respectivamente, para o abastecimento de água da cidade.

Ao lado do artesanato mais autêntico, o Bumba meu Boi e o Tambor de Mina, duas manifestações da cultura maranhense, estão muito bem representados no Museu Histórico e Artístico, na Casa de Nhozinho e no Centro de Cultura Popular.

Aproveite São Luís!