O Arroz de Cuxá, preparado com folhas de vinagreira, camarão seco, farinha de mandioca, gergelim e camarões frescos, é o principal representante da cozinha típica de São Luís. Depois dele, vem a Torta de Camarão, uma espécie de fritada, servida com arroz e farofa. Nos restaurantes de comida regional, encontram-se os dois, além da tradicional carne de sol assada acompanhada de Baião de Dois – arroz, feijão, carne de sol e pedacinhos de queijo coalho –, pirão de leite, feijão de corda e manteiga de garrafa.

Os peixes e frutos do mar como camarões e caranguejos têm lugar de destaque na culinária de São Luís e são o forte de muitos restaurantes da cidade.

O restaurante do SENAC, como acontece em outras cidades brasileiras, além de funcionar como escola de gastronomia, oferece um cardápio bastante correto, que mescla os clássicos da cozinha internacional aos deliciosos pratos regionais.

Fora isso, muitas casas apostam em receitas das mais variadas especialidades e, como seria de se esperar, conquistam um grande número de admiradores.