O complexo cultural do centro de Teresina conta com o Palácio de Karnak, sede oficial do Governo do Piauí, o Museu do Piauí, a Casa da Cultura, o Teatro Quatro de Setembro, o Teatro de Arena, a Igreja de São Benedito, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e a Central de Artesanato Mestre Dezinho, cujo nome é uma homenagem a um dos maiores artesãos do Piauí.

O Museu do Piauí, alojado na antiga sede do Governo, tem um acervo com cerca de 2 mil peças, que vão de fósseis e objetos indígenas a moedas e móveis dos tempos coloniais. A Casa da Cultura, por sua vez, ocupa um casarão do século XIX e em seus salões funcionam uma pinacoteca e uma galeria de arte.

É interessante observar como Teresina soube aproveitar seu patrimônio arquitetônico, transformando-o em espaços dedicados à preservação da história e à difusão da cultura. Além do que se encontra no centro da cidade, vale a pena visitar o Teatro do Boi, instalado no antigo matadouro municipal. O prédio foi restaurado e adaptado para dar lugar a um teatro oficina, com escolas de capoeira, artes plásticas, bumba meu boi mirim, teatro, dança e música.

Aproveite Teresina!