Cercada de água por todos os lados. Rio, baía, mar aberto. Pesca oceânica, vela, windsurf, kitesurf, stand up paddle, banana boat, mergulho, pedalinho, esportes aquáticos para todos os gostos. Preguiça na areia, tira-gosto nos quiosques, happy hour por todo lado até de madrugada. Praça dos Namorados, Praça dos Desejos, Praça do Papa… Para grandes e pequenos, beleza de lugar!

PERFIL DA CIDADE

A história de Vitória começa logo após a descoberta do Brasil. Em 1551, depois de encontrar um lugar abrigado para fixar a sede da Capitania do Espírito Santo, os portugueses tiveram de travar uma dura batalha contra os índios Goitacás, nativos da região. Derrotados os índios, os portugueses deram o nome à vila de Vitória. Das capixabas – ou roças – existentes no local, veio o gentílico do povo de Vitória, um apelido simpático que, com o tempo, estendeu-se a todos os habitantes do estado.

A Vitória de nossos dias é uma cidade progressista, com dois dos mais importantes portos brasileiros, o Porto de Tubarão, o maior porto de exportação de ferro do mundo, e o Porto de Vitória, para cargas diversificadas e passageiros, com instalações distribuídas nos dois lados da baía, parte em Vitória e parte em Vila Velha.

Rodeada pela Baía de Vitória e pelo estuário formado pelos rios Aribiri, Bubu, Marinho e Santa Maria e interligada ao continente por sete belas pontes, Vitória encanta o visitante com suas paisagens, feitas de ilhas, encostas, enseadas, mangues e praias. Mais agradável do que a natureza de Vitória, só mesmo a hospitalidade amiga de sua gente.

ARREDORES – GUARAPARI

Guarapari começou a ficar famosa nos anos 1960, com a descoberta das propriedades medicinais das areias da Praia da Areia Preta, ricas em monazita, um mineral radioativo indicado para o tratamento de doenças reumáticas. Dali em diante, outras partes e características da cidade foram sendo conhecidas e ganhando, cada vez mais, a simpatia dos visitantes.

Das 17 praias de Guarapari, destacam-se dentre as mais procuradas: a Praia das Castanheiras, com suas piscinas naturais, Meaípe, o point dos modismos de verão, e a Praia do Morro, a mais movimentada, com trechos de águas calmas e trechos de ondas fortes. Preservadas e tranquilas, mas de acesso difícil, são a Praia dos Padres, a Enseada Azul, a Praia da Aldeia, na verdade um conjunto de pequenas praias separadas por rochedos, e a Praia d’Ulé.

As ilhas também são ótimas. Em torno da Ilha Escalvada, habitam os golfinhos e nas águas da Ilha da Raposa, encontram-se peixes e corais multicoloridos. O mergulho é a grande pedida, tanto numa quanto noutra.

Fechando o circuito, comida regional preparada com capricho. A Moqueca Capixaba, a Torta Capixaba e pescados em geral são servidos em casas como o Cantinho do Curuca, o Gaeta e o Guaramare.

CONFIRA AS PASSAGENS AÉREAS PARA VITÓRIA-ES EM PROMOÇÃO: