Uma das primeiras cidades do País, Vitória foi praticamente refeita no início do século XX, mas seu centro histórico, na Cidade Alta, ainda guarda várias construções de época.

A mais antiga delas é a Capela de Santa Luzia, feita de pedra e cal de ostra e erguida em 1537, antes mesmo da fundação da cidade.

O Palácio Anchieta, outro monumento do Centro Histórico, foi construído para funcionar como instituição de ensino jesuíta e, até 1760, abrigou o Colégio São Thiago. Com a expulsão dos jesuítas, o prédio foi incorporado ao patrimônio nacional e transformado em sede do Governo. Entre 1908 e 1912, teve a fachada remodelada, perdendo suas características iniciais.

Da mesma época, o frontispício do Convento São Francisco, tudo o que restou do conjunto arquitetônico original, demarca o espaço onde foi erguido o primeiro convento franciscano da Região Sul do Brasil colônia.

Ainda no Centro Histórico: a Catedral Metropolitana, o Theatro Carlos Gomes, a Igreja de São Gonçalo, a Igreja do Carmo e a Igreja do Rosário.

E fora do centro, o Museu Solar Monjardim, que funciona numa antiga casa de fazenda, um bonito exemplo da arquitetura rural dos tempos coloniais.

Aproveite Vitória!
test